quinta-feira, 27 de setembro de 2012



5.3  A aula expositiva é uma maneira de se ministrar aula, mas não pode ser a única maneira. Se um profissional não concebe situações de aprendizagem diferentes para se respeitar diferentes estilos de linguagens em seus alunos e se as aulas que ministra não fazem do aluno o centro do processo de aprendizagem, o que a ele se está impingindo com o nome de aula não é aula verdadeira. Uma das formas de se identificar professauros transvestidos em professor é buscar saber quantas situações de aprendizagens conhece e aplica e aferir se nas mesmas é o aluno que aprende e não o professor que finge que ensina.


http://pt.wikipedia.org/wiki/Inform%C3%A1tica_educativa  

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

ALINE BARROS

vídeo sobre tecnologia

Ministério da Educação e Cultura




Programa Nacional de Tecnologia Educacional




Proinfo- Integrado





Curso de Introdução à Educação Digital

Projeto de Pesquisa e Aprendizagem

As novas tecnologias no cotidiano escolar

Autores : Liliane Soares Prochnow
Jurcilene Borghi
Márcia Alves Silva
Miriã da S. Volff dos Santos

Espigão do Oeste 13-09-12

APRESENTAÇÃO DO PROJETO

     Estamos na era da tecnologia e cada dia que passa o avanço tecnológico ganha cada vez mais espaço em todas as áreas.
    O projeto visa a introduzir os computadores na vida escolar das crianças, envolvendo os alunos para novas descobertas proporcionando aulas mais criativas, motivadoras, dinâmicas e significativas.
   Apesar da Escola atual ser nova e não disponibilizar dessas ferramentas que comporte todos os alunos, os docentes sentiam necessidade de contribuir através das ferramentas digital para melhora do ensino aprendizagem.

DESENVOLVIMENTO

   Há algumas indagações que surgem quando nos disponibilizamos á desenvolver um projeto dessa importância que envolve ambas as partes educador e educando.
    Será que não vai ser frustrante? Será que os resultados serão negativos e menos positivos? Surge também o medo do desconhecido e a incerteza de que não influenciaremos negativamente no meu sistema de ensino.
   Analisando sabiamente podemos concluir que usando ordenadamente e com sabedoria essa ferramenta facilitará o ensino aprendizagem.

RESULTADOS

    Os resultados que obtivemos ao longo do tempo só confirma a idéia de que bem utilizada à ferramenta digital só contribui para o processo ensino aprendizagem.
   Observamos nas avaliações, atividades em sala desenvolvidas com ajuda da internet se tornam criativas e interessantes frente ao aluno.


REFERÊNCIAS

Demerval Saviani (2000) artigo – O trabalho como Princípio Educativo. 



quinta-feira, 30 de agosto de 2012


O Tema do projeto que estamos desenvolvendo é: AS NOVAS TECNOLOGIAS NO COTIDIANO ESCOLAR.


O objetivo desse projeto é inovar o ensino,buscando inserir as novas tecnologias no cotidiano escolar. 
Visando isso cada professor está visitando mais sites através dos mesmos pesquisando meios de proporcionar aulas mais criativas, motivadoras e dinâmicas, consequentemente isso reflete em aulas que os alunos se interessam muito mais e participam de forma que o conteúdo se torna mais significativo e relevante em seu cotidiano.
Em relação ao alunos terem acesso á aulas no computador, na escola em que eu leciono não disponibiliza de sala de computação para melhor interação do aluno. A ferramenta que disponibilizamos no momento é o data show, que através dele podemos apresentar aulas com conteúdos na internet.



Ola turma....sejam bem vindos!
Este blog foi criado com intuito de despertar o prazer pela leitura,nele estará publicando textos onde os leitores poderão entra em contato com um mundo de sonhos e fantasias.
Neste espaço os blogueiros poderão dar sugestões de assuntos em evidencia!